Cabelo tem de ter cuidados especiais, em todas as estações. E no outono, mesmo com clima ameno o cabeleireiro Joaquim Ferraz preparou dicas importantes para seus cabelos continuarem lindos, na estação.
O outono é a estação mais charmosa do ano. Fato! Mas, é também uma das estações que os cabelos precisam de mais cuidados. A transição entre o verão e o inverno traz queda na temperatura e oscilação do clima, deixando os dias mais frios, além de mais secos, ou seja, cuidados específicos com os cabelos, que também ficam mais ressecados e danificados.
Para manter a cabeleira saudável, o expert Joaquim Ferraz reuniu dicas valiosas que já podem ser feitas na próxima lavagem:
– Água fria
Temperatura mais fria, pede banhos mais quentes, mas uma das dicas mais importantes é lavar o cabelo com água fria. A água quente faz com que os cabelos fiquem ainda mais ressecados epode ficar poroso, por não haver a dilatação da cutícula. Tente tomar o banho em momentos mais quentes do dia, conseguindo diminuir a temperatura da água.
– Secador em temperatura morna
Por conta das baixas temperaturas, é mais difícil secar o cabelo naturalmente e o secador se torna um grande aliado. Mas, é preciso ter cuidado! Use produtos térmicos para proteger os fiose evite usar o secador diariamente, ele pode retirar a unidade natural dos fios, aumentando o ressecamento. Se possível, de um intervalo e dois em dois dias e use o aparelho em temperatura morna.
– Mais hidratação
O cabelo reage de forma muito natural, ou seja, se o clima está mais seco o cabelo fica mais ressecado. Por isso, mantenha os fios sempre hidratados. Nessa estação, quanto mais hidratar, melhor. É importante manter os protocolos capilares em dia: nutrição, hidratação e reconstrução para o cabelo suprir todos os ambientes necessários.
– Lavagem
Na hora de lavar o cabelo deve ser feito de forma muito consciente: nem muito forte nem muito fraco. E nada de usar muito xampu: ele tem que colocado nas mãos, direto para o couro cabeludo e com a espuma lava- se o restante do cabelo. Na hidratação, nada de excessos também. Siga sempre a recomendação do modo de usar, e vá aplicando por partes e massageando o cabelo. Já a reconstrução, deve ser feita no salão, pois requer a ajuda de um profissional para que o resultado seja o esperado.
São dicas simples que, na maioria, podem ser feitas em casa. “Eu indico a tratar o cabelo toda a vez que lavar e lembrar que hidratação nunca é demais, ela repõe a umidade dos fios, deixando-os mais sedosos, brilhantes e maleáveis. Escolha um bom produto que deixe o seu cabelo saudável, capriche na frequência, que todos esses cuidados ajudarão a minimizar os danos do outono”, finaliza Joaquim.