Casa de serra e de praia, aprenda a decorar
Natália Magalhães, diretora da Paroma indica peças de iluminação, para a segunda residência. São pendentes, lustres e luminárias que se adaptam às casas de praia e de serra.
A compra da segunda casa explodiu no Ceará. A necessidade por mais espaço, a impossibilidade de viajar, adoção do home office e a queda dos juros aqueceram o mercado imobiliário. Inclusive, esses foram os principais fatores que impulsionaram às vendas no mercado imobiliário. Um dos poucos segmentos que conseguiu crescer, apesar da crise.
No Ceará, o que vimos foi a explosão em busca de imóveis, principalmente pela chamada segunda residência, a residência de lazer. Traduzindo: procura por casas e apartamentos de praia e de serra.
“Parece que, de repente, todo mundo resolveu ter uma casa de praia ou na serra”, confirma Natália Magalhães, diretora da Paroma, loja especializada em iluminação que viu sua demanda crescer vertiginosamente nos últimos dois anos.
O que eram casas e apartamentos apenas de fim de semana ou feriado ganharam mais significado. Daí, imóveis mais confortáveis, maiores e com área externa. Detalhes que facilitam a vida em família e se tornaram os mais procurados. “Casas e apartamentos voltados ao lazer que ganharam status de segunda residência”.
Procura pela segunda casa, aquece setor de decoração
Natalia Magalhães observa que o aquecimento de vendas no mercado imobiliário aumentou, imediatamente, as vendas no setor de decoração.
“Sentimos a consequência no aumento da demanda por peças de iluminação, adequadas para cada tipo de imóvel. E precisamos saber propor a peça correta para o desejo de cada cliente”, afirma.
Natália diz que peças em madeira são “sensacionais”, mas não precisam ser de madeira exposta. “Pode ser uma peça laqueada de azul marinho, de dourado, de branco…”, observa.
Em relação às decorações de casa de serra e casa de praia terem de abordar temas rústicos e temas náuticos, respectivamente, não tem mais nada a ver. “Podemos desenvolver decoração sofisticada com peças em cristal de rocha ou de pedra ou ainda dar um ar de modernidade com o acrílico branco, vidro soprado, policarbonato, perfeito para área externa”, conta.
À beira mar
O designer de interiores Eduardo Fontelles, antes das dicas de decoração da segunda residência, na praia, alerta que todos os materiais utilizados nesse tipo de moradia devem levar em conta a exposição à maresia.
“Tudo pode em decoração, só depende de adaptar ao gosto do cliente. Mas, em relação aos imóveis à beira mar, estamos limitados por questões técnicas, do desgaste e exposição dos materiais à maresia”, enfatiza.
LUXO
Peças resistentes à maresia que vão deixar sua casa de praia sofisticada
Alerta feito, vamos às dicas:
A casa ou o apartamento de praia pode ter uma cara mais urbana. Não é obrigatório ter cara de casa de praia, temas náuticos, búzios, conchas do mar, sabe? “É possível ousar em tons terrosos e fazer composições com peças e luminárias modernas”, garante Eduardo.
É fundamental que priorize a praticidade e o frescor. Os tecidos náuticos e fibras sintéticas, no revestimento dos sofás, acabam com a preocupação de molhar ou desbotar, devido à exposição à maresia. E os estofados em velcro ou napa são mais higiênicos e facilitam a limpeza.
Dê preferência a tapetes especiais para área externa, tapetes feitos de fibras e cestos e para completar a atmosfera e deixar o clima ainda mais relaxante.
ILUNIMAÇÃO
Em relação à iluminação, as peças têm de ser em alumínio, que não oxidam. “Uma iluminação intimista, com luminárias com IP 65 que suportam intempéries”, aconselha Eduardo Fontelles. E evitar peças de ferro, cromadas que oxidam muito rápido.
Natália Magalhaes indica que a madeira é um material sensacional para a praia. “Mas é só a madeira? Não. E não precisa ter peças de madeira só porque é na beira mar. Só que a madeira não precisa estar exposta, pode estar laqueada de dourado, de azul marinho, de branco…”, indica.
É praia, mas o cliente gosta de peças mais luxuosas. O que fazer? “Entram os cristais de rocha”. Em ambientes modernos, tem o acrílico branco, o vidro soprado. “Um moderno luxuoso”. Natália alerta que toda a estrutura da peça tem de ser de alumino, para não oxidar, devido à maresia.
MODERNO REINVENTADO
A adição de cor dá uma valorizada às peças de acrílico. Peças modernas e resistentes.
Conforto e aconchego na segunda casa
Quando falamos em decoração de casa de serra vem logo a cabeça o estilo rústico. Tudo bem que a combinação da madeira com outros elementos de decoração deixa o ambiente muito charmoso. Mas você pode fugir do trivial e ousar um pouco.
Para isso, o designer de Interiores Eduardo Fontelles indica o conceito mid-country. Um rústico soft que utiliza as tonalidades de madeira, mais naturais, estilo casa original. “Deixe a natureza entrar em casa, com grandes janelas de peitoril baixo para a luz e o ar fresco ir invadindo a casa”.
Para a casa de serra priorizar o conforto e o aconchego, almofadas, louças, mantas, tapetes, “muitos tapetes”, mesinhas e flores são muito bem-vindos. Assim como materiais como ferro fundido, latão, piso natural, cimento queimado, pedras naturais, iluminação intimista, abajus e luzes indiretas e quentes.
Opções que combinam perfeitamente com a natureza, vento nas árvores, os pássaros cantando, café e bolo quentinhos. “Casa de serra é sinônimo de conforto, então, cuidado com o metal, o piso gloss (brilhoso) que podem tornar o ambiente frio, urbano.”
MODERNIDADE DO DESIGN
Você pode optar por investir em design e os materiais tradicionais. Funcionam bem a madeira e a palhinha que podem ganhar um toque de modernidade.